A pesquisa “Mulheres evangélicas, política e cotidiano”, realizada pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER) em 2022, foi objeto de publicação na revista científica Debates do NER, número 42, de março de 2022, com versão prévia, online, de livre acesso. A revista é editorada pelo Núcleo de Estudos da Religião (NER), integrado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma referência nacional na área dos estudos da religião. Debates do NER tem sido um importante veículo de divulgação dos resultados das pesquisas com a proposta de ter não apenas a apresentação dos artigos científicos, mas também espaço para o debate do texto por pares, com textos comentadores e oportunidade para quem produziu o artigo de produzir um texto final em resposta aos comentários.

A investigação do ISER “Mulheres evangélicas, política e cotidiano” teve por objetivo produzir dados qualitativos que trouxessem novas perspectivas sobre mulheres evangélicas. A partir da compreensão, construída por pesquisas de opinião, de que as mulheres evangélicas teriam papel crucial nas eleições nacionais de 2022, o ISER realizou a pesquisa durante os meses de maio a julho daquele ano. Tendo em vista que mulheres negras e pobres que compõem quase 60% deste segmento religioso, a pesquisa buscou mais do que compreender exclusivamente sua percepção sobre as eleições e voto, mas explorar percepções sobre política e cidadania articuladas à vida cotidiana.

Um artigo de apresentação da pesquisa foi publicado nesta Plataforma Religião e Poder, 30 em setembro de 2022, e buscou contribuir com as reflexões em torno do processo eleitoral. Já o conteúdo sobre a pesquisa, maturado depois das eleições foi publicado na revista Debates do NER, com livre acesso em versão online, de março de 2022, no seguinte formato:

Artigo em Debate
TEIXEIRA, Jacqueline Moraes; REIS, Lívia. MULHERES EVANGÉLICAS PARA ALÉM DO VOTO: NOTAS SOBRE PROCESSOS DE ENGAJAMENTO, POLÍTICA E COTIDIANO Debates do NER, 2023

Comentários

NOVAES, Regina. SOBRE JOVENS MULHERES EVANGÉLICAS: RETRATOS EM MOVIMENTO. Debates do NER, 2023.

MAURÍCIO JUNIOR, Cleonardo. SALVANDO DO RELIGIOSO: SOBRE PURIFICAR AS MULHERES EVANGÉLICAS. Debates do NER, 2023.

CUNHA, Magali. AS MARCAS DAS MÍDIAS SOCIAIS NO VOTO DAS MULHERES EVANGÉLICAS. Debates do NER, 2023.

ROSAS, Nina. NOTAS SOBRE EVANGÉLICOS, POLÍTICA E GÊNERO A PARTIR DAS ELEIÇÕES DE 2022. Debates do NER, 2023.

Resposta aos comentários

TEIXEIRA, Jacqueline Moraes; REIS, Lívia. JUVENTUDES, MÍDIAS, FAMÍLIA E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS SOBRE MULHERES EVANGÉLICAS, POLÍTICA E COTIDIANO. Debates do NER, 2023.