Atualizado em: 24/10/2023 às 14h47

Publicado em parceria com o Nexo Políticas Públicas em jan/2023.

Os dados utilizados na pesquisa estão disponíveis para download aqui.

O ISER levantou a identidade religiosa dos deputados e deputadas federais eleitos e dos suplentes que tomaram posse na 57ª Legislatura (2023-2027). Trata-se de uma fotografia que ajuda a entender melhor as relações entre religião e política no Brasil. Também ajuda a outros pesquisadores ou interessados a verificar se e como o pertencimento religioso dos deputados impacta a proposição de projetos de lei e seus discursos na tribuna da Câmara Federal.

Esta fotografia usa como ponto de partida uma pesquisa detalhada, que tem por alvo as candidaturas federais e estaduais de oito estados (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo). São entes da federação que têm grandes colégios eleitorais e destacam a importância da religiosidade em seus aspectos culturais. 

A pesquisa segue a mesma metodologia construída para a identificação das candidaturas com identidade religiosa nas eleições municipais de 2020, cujas capitais dos Estados agora pesquisados foram o foco. Na mesma linha, dados quantitativos e qualitativos foram levantados para permitir uma análise das diversas formas pelas quais candidatos mobilizaram sua identidade religiosa nas campanhas para as eleições nacionais. 

A noção da “identidade religiosa” construída pelo ISER é crucial para o desenvolvimento da pesquisa. Mais do que identificar uma vinculação religiosa, os pesquisadores buscam compreender os elementos como raça, gênero, ideologia e disputas discursivas em campanha que atravessam a relação entre religião e política, para além do pertencimento a um segmento religioso. Isto significa verificar “candidaturas com identidade religiosa” nas suas mais diferentes nuances nas eleições 2022.

Para traçar o perfil da confessionalidade religiosa dos deputados, o ISER articula métodos quantitativos e qualitativos. Aos dados recolhidos junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram somados dados qualitativos levantados em pesquisas anteriores do próprio ISER e os dados recolhidos durante a campanha eleitoral em sites, santinhos, vídeos, perfis de mídias sociais e em jornais locais.

No caso dos deputados que explicitaram seu pertencimento religioso, a opção foi manter nos registros a autoidentificação nos mesmos termos em que ela foi enunciada publicamente. Quando não houve declaração direta por parte dos candidatos, agora deputados, a conclusão sobre identidade confessional, quando possível, foi baseada na exposição pública, configurando uma heteroidentificação, portanto. Vale dizer que muitos daqueles que não declararam seu pertencimento religioso fizeram alguma referência religiosa em campanha, o que tornou possível a heteroidentificação.

Com relação aos reeleitos, foi possível, ainda, cruzar o nosso banco de dados com uma antiga base do jornal Metrópoles coletada diretamente com os deputados da legislatura anterior (56ª Legislatura). A equipe da pesquisa também esteve atenta ao fenômeno do trânsito religioso pelo qual podem passar políticos com identidade religiosa já registrada em materiais anteriores.

Esta investigação detalhada das candidaturas nesses oito estados priorizados está em fase de conclusão, porém, a partir dela, o ISER oferece ao público uma análise ampliada: uma primeira contribuição com o levantamento da confissão religiosa dos deputados e deputadas federais eleitos para a 57ª Legislatura (2023-2026).

Cristãos e evangélicos: perfis que chamam a atenção

De acordo com o levantamento, dos 513 deputados eleitos que comporão a Câmara Federal a partir de 2023, 403 tiveram sua confissão religiosa identificada (75,55%), como mostra o gráfico: 

Os deputados federais são majoritariamente católicos (235), totalizando 45,81% dos que passaram a compor a Câmara. O número acompanha a tendência dos registros de religião da população, que é de maioria católica. Em segundo lugar estiveram os eleitos identificados com a categoria “cristã” (genérica) (86), totalizando 16,76% dos eleitos, seguidos daqueles cuja confessionalidade é evangélica (76), com 14,81% dos eleitos. Outras confissões religiosas tiveram uma presença bem menor, com a manutenção da hegemonia cristã entre os deputados federais: foram três afrorreligiosos (0,58%), dois espíritas (0,39%) e uma parlamentar de espiritualidade indígena (0,19%). 

Estes números chamam a atenção em dois pontos: o primeiro, em relação aos parlamentares identificados como “cristãos”. Esta é uma categoria genérica que foi verificada na pesquisa sobre as eleições municipais de 2020, avaliada como uma estratégia de campanha de mobilização religiosa mais direta. Com ela, o discurso alcança católicos, evangélicos e aqueles sem religião definida, mas que de alguma forma se identificam com as moralidades e valores cristãos.

A noção de estratégia é instigada pelos números quando se verifica que, dos 45 cristãos que se autoidentificam genericamente como tal, quase metade (22) é vinculada a uma igreja: sete são católicos e 15 evangélicos, sendo cinco batistas, seis pentecostais e quatro não identificados. 

Outro ponto que chama a atenção no levantamento é a não ampliação do número de deputados evangélicos na Câmara, como projetou a liderança da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) para estas eleições. O presidente da FPE, o deputado pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), declarou à Folha de S. Paulo, em entrevista, em fevereiro de 2022: “A principal dedicação [da FPE] neste ano será traçar uma estratégia com os colegas para finalmente chegar ao tamanho que temos no país, 30%. Ainda nos falta fidelizar mais votos do segmento”. 

Esta pesquisa mostra que deputados declaradamente evangélicos foram 14,8% dos eleitos (76 deputados). Quando adicionados os que se declaram genericamente como cristãos e são vinculados a uma igreja evangélica, o total do que comumente a cobertura política chamaria de “evangélicos” chegou a 96 parlamentares eleitos. Este número soma 18,71% da Câmara Federal, índice distante da meta de 30% estabelecida pela FPE para o pleito. Dos evangélicos, 58,58% foram reeleitos, entre eles Sóstenes Cavalcante e outros da liderança da FPE.

Gênero e raça: categorias relevantes

O levantamento do ISER sobre a confessionalidade dos eleitos para a Câmara Federal aponta que a desigualdade de gênero e raça segue como um destaque negativo neste perfil, como indicam os números expostos nos gráficos a seguir:

Entre parlamentares eleitos com confissões agrupadas no Cristianismo, dominam os homens (83,37%) e os brancos (70,78%). As mulheres só conseguem dividir de forma mais equânime as cadeiras da Câmara Federal com homens, ou mesmo alcançar maioria, entre afrorreligiosos e os sem-religião. Nos demais grupos religiosos, há apenas dois espíritas (um homem e uma mulher) e uma única confissão de espiritualidades indígenas, de uma mulher. Já parlamentares negros aparecem de forma expressiva apenas no grupo de confissão afrorreligiosa, mas estes são apenas três eleitos. 

Este retrato de gênero e raça entre parlamentares com identidade religiosa confessional, marcado pela desigualdade, reflete a estrutura patriarcal e racista presente na sociedade brasileira. Porém, chama a atenção que ele não corresponda ao perfil do cotidiano, das relações e das dinâmicas que envolvem, em especial, os grupos religiosos cristãos e afrorreligiosos, 

Uma Câmara de Deputados que segue conservadora

Se a legislatura que se encerrou em 2022 foi reconhecida como fortemente conservadora no tocante à composição da Câmara Federal, o quadro entre os deputados eleitos para 2023-2026, não revela mudança. Predomina neste grupo de tendência política de direita, o bloco de confissão cristã genérica que é maioria. A esquerda é maioria no grupo com mais baixo número de parlamentares – os sem religião (12), os afrorreligiosos (03) e a deputada de espiritualidade indígena.

No tocante à vinculação partidária, são três os partidos que se destacam por terem mais deputados federais com identidade religiosa confessional. O Partido Liberal (PL), de direita, ao qual está filiado o presidente não reeleito Jair Bolsonaro, é o que tem o maior número, 85. O quadro de deputados é composto pela maioria de 34 católicos, além de 28 cristãos genéricos (sendo oito de igrejas evangélicas e dois da católica), 22 evangélicos e dois espíritas.

O segundo partido com o maior número de eleitos para a Câmara Federal com identidade religiosa confessional é o União Brasil (UNIÃO), com 50 deputados federais: destes, 26 são católicos, 14 cristãos genéricos, de vinculação não identificada, e 10 evangélicos.

O terceiro partido em número de parlamentares com identidade religiosa confessional é o Partido dos Trabalhadores (PT), com um total de 46, sendo 38 católicos, três cristãos genéricos, dois afrorreligiosos, dois  evangélicos e um espírita.

O partido onde deputados evangélicos estão mais concentrados é o PL (22), seguido do Republicanos (17) e do União (10). Os católicos, estão mais concentrados no PT (37), no PL (34), no PSD (28), no União (26), no PP (26) e no MDB (24). Os cristãos genéricos se concentram no PL (28), no União (13) e no Republicanos (sete). 

Os parlamentares que não têm identidade cristã e se vinculam a outras religiões são apenas seis e estão em partidos de esquerda: no PT (dois afrorreligiosos e uma espírita), no PSOL (espiritualidade indígena) e no PC do B (afrorreligiosa). Já os 12 que se declaram sem religião estão distribuídos entre PT (cinco), PSOL (três), PCdoB (três) e Republicanos (um).

Há livre acesso aos dados levantados pelo ISER. Basta clicar aqui.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado