ISER lança livro com reflexões sobre os primeiros dados de religião do Censo 2022

Por Magali Cunha
- 04 jul 2025
- 3 min de leitura

A aguardada divulgação dos dados mais atuais sobre o quadro das religiões no Brasil, os que foram coletados no Censo brasileiro, realizado em 2022, finalmente aconteceu em 6 de junho passado. Eles representam um importante componente do conjunto de indicadores que contribuem com todas as pessoas e grupos que buscam compreender o lugar da religião na sociedade brasileira.
É sempre importante reafirmar que o ISER, ao longo de sua trajetória de 55 anos de reflexão e produção de conhecimento sobre as religiões no país, tem afirmado que este é um lugar destacado e relevante. Afinal, um amplo acervo de pesquisas e estudos tem mostrado que expressões religiosas são um fator fundamental de mudança social e elementos indispensáveis para se compreender a sociedade e suas dinâmicas socioculturais e políticas.
Por isso, como parte deste processo de pensar o lugar da religião na sociedade brasileira, desde a tabulação dos dados do Censo de 1991, o ISER busca cooperar com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De lá para cá tem-se em conta as muitas décadas de trabalho técnico do IBGE na construção de tabulações, categorizações e classificações com vistas à apresentação de forma consistente e coerente dos números referentes aos milhões de respostas à pergunta apresentada a uma representativa amostra da população.
Neste junho de 2025, tão logo os dados sobre religiões foram tornados públicos, a equipe do ISER se debruçou sobre eles, com estudo e reflexões sobre o que dizem os números, sem deixar de recorrer a pesquisas qualitativas, produzidas pela própria instituição e outras disponíveis. Na base esteve a mesma compreensão de períodos anteriores que afirma: (1) a grande importância dos dados do IBGE para a formulação de políticas públicas e para análises sociais e econômicas; (2) que os números indicam tendências importantes e ajudam no entendimento da realidade porém são um indicador entre muitos, não são uma verdade absoluta, e devem ser estudados de forma crítica.
Como resultado destes primeiros olhares e ponderações, o ISER apresenta a publicação eletrônica “Um Brasil mais plural? Reflexões sobre os dados de religião do Censo 2022”. Nele, leitores e leitoras poderão encontrar uma coleção de nove breves textos que indicam o caminho de abordagem da equipe e desenvolvem temas referentes aos dados gerais disponíveis. Afinal, haverá outras etapas projetadas a partir do aguardo de uma segunda divulgação do IBGE que ofereça o detalhamento das classificações dos grandes grupos religiosos listados e os microdados do Censo.
É neste sentido que a obra não oferece respostas prontas, mas, sim, perguntas e questionamentos que tensionam categorias e apontam caminhos para diálogos interdisciplinares, inter-religiosos que tenham a democracia e os direitos humanos como alicerce.
Como citar
CUNHA, Magali. "ISER lança livro com reflexões sobre os primeiros dados de religião do Censo 2022". Disponível em: . Acesso em: .
Arquivos relacionados
Links relacionados
Conteúdos relacionados

Feriados prolongados e o lugar da religião no calendário brasileiro

Por que o número de espíritas no Brasil diminuiu?

Pessoas sem religião: entre desafeição, desinstitucionalização e individualização da fé

Menos católicos, mais tradição? Catolicismo e tradicionalismo no estado do Rio de Janeiro
Conteúdos relacionados

Feriados prolongados e o lugar da religião no calendário brasileiro

Por que o número de espíritas no Brasil diminuiu?

Pessoas sem religião: entre desafeição, desinstitucionalização e individualização da fé
