Pentecostalismos são as expressões sociais e históricas, com temporalidades e espacialidades diferentes. Pentecostalidade é a manifestação contemporânea da ação do Espírito Santo. Assim, a primeira é uma ação humana e a segunda é divina. A primeira é uma questão histórica e a segunda é de fé. Esta é uma conceituação do teólogo pentecostal peruano Bernardo Campos (2016). 

Pentecostalidade, portanto, como um dogma teológico cristão, é uma crença na ação da terceira pessoa da Trindade, ou seja, através de visões, revelações, curas e glossolalia (manifestação de línguas estranhas). Segundo essa doutrina, de acordo com a narrativa de Atos dos Apóstolos na Bíblia, o Espírito Santo se manifestou no dia de Pentecostes, em Jerusalém, conforme o texto fundante transcrito abaixo extraído do capítulo 2:1-18:

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. (…) Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judeia e Capadócia, Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. (…)  “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão”. 

De acordo com este registro, estavam presentes em Jerusalém pessoas de diversas etnias e nações. Desta forma, após o fenômeno da manifestação do Espírito Santo, elas levaram a “mensagem pentecostal” para o resto do mundo, mas não de forma homogênea, pois, como escreveu o apóstolo Paulo posteriormente sobre essa manifestação, ela se dá através da “diversidade de dons, ministérios e de formas de atuação” (I Coríntios, 12: 4-6).  

Protopentecostalismos anteriores ao século XX

Os pentecostalismos se tornaram hegemonicamente visíveis somente no século XX. Então, entre o registro fundante e o século XX houve um “cessacionismo” como alguns grupos antipentecostais propagam (compreensão de que os dons do Espírito Santo cessaram de existir ainda no período da Igreja Primitiva).

A “Comissão do Diálogo Internacional Vaticano-Pentecostal” (Alencar, 2018), ao longo de mais cinquenta anos, tem resgatado tanto no campo católico como no protestante e no pentecostal, diversos registros históricos de manifestações da pentecostalidade. Muitos místicos católicos podem muito bem – dependendo da tendência teológica do registro – ser considerados “proto-pentecostais”.  O Papa Leão XIII publicou, em 1897, uma bula papal sobre o Espírito Santo, antes mesmo do surgimento dos pentecostalismos modernos. Algumas décadas depois, a Renovação Carismática Católica (RCC) se espalhou pelo mundo católico, mesmo não identificando como pentecostal. Portanto, nunca houve cessacionismo da pentecostalidade no campo católico (Carranza, 2000; Marceneiro, 2015).

Ademais, no campo protestante, se considerarmos dois antípodas reformadores como Martinho Lutero e Thomas Müntzer, ambos registraram manifestações de visões e revelações místicas (Alencar, 2017; Febvre, 2012).  Ao longo dos mais de quinhentos anos da Reforma Protestante, o que foram, desde o século XVII, os grupos pietistas, Ranters, Quacres e Exército da Salvação na Europa (Hill, 1987)? E os movimentos Holliness e os Revivals nos Estados Unidos, com suas reuniões de oração com choro, visões, curas, revelações e, também, glossolalia, diversificados, mas mimetizados, que se repetiram ao longo dos séculos, alguns bem diferentes dos pentecostalismos atuais, são marcas da pentecostalidade

No Brasil, em 1841, no Recife, viveu Agostinho Pereira, o “Lutero Negro”, que junto a um grupo de escravizados fundou a “Igreja do Divino Mestre”, baseada em uma leitura bíblica experiencial (Mesquiati, 2018) de revelação de um “Jesus acaboclado”. Ela foi rapidamente dizimada por ordem do Tribunal da Inquisição (Alencar, 2018), sob uma ação policial. Em 1879, surgiu o “iluminismo protestante” (Leonard, 1963) na Igreja Evangélica Brasileira, liderada pelo ex-pastor presbiteriano Manoel Vieira Ferreira.

Século XX: “O Século do Espírito Santo” 

Considerando-se a narrativa da Bíblia, o Dia de Pentecostes, em Jerusalém, foi marcado por diversidade étnica. Assim, espalhou-se na migração e “globalização” romana mesmo com todos os limites de tempo, transporte, recursos e, ainda mais, como o Cristianismo em geral, sob muita perseguição. 

Já os pentecostalismos do século XX, ao contrário, tinham as possiblidades de transportes, comunicações, surgiram com a explosão populacional, portanto, tiveram muito mais adesão e divulgação, mesmo sob perseguição e preconceito.  


ANOPOPULAÇÃO MUNDIAL 1800900.000.00018501.000.000.00019502.500.000.00020006.000.000.00020167.000.000.00020177.600.000.00020207.800.000.000

Fonte: ONU

O “milagre” da multiplicação do movimento pentecostal é lido pelos fiéis como exclusiva ação divina, mas é preciso considerar a explosão demográfica do século XX, que se inicia com um bilhão e termina com seis bilhões de pessoas no mundo (Moreira, 2015). 

O Pew Research Center estima que um quarto dos dois bilhões de cristãos no mundo são pentecostais/carismáticos, incluindos os grupos no mundo católico, ortodoxo e protestante. No Brasil, há os declarados pentecostais (membros de igrejas deste grupo), há os carismáticos (católicos da RCC) e os renovados (de igrejas protestantes históricas). Há alguma similaridade com os EUA e outros países, mas, como sempre, as conceituações não dão conta da complexidade da realidadea, ainda mais se tratando de um fenômeno polissêmico e dinâmico como a religião.  

Diversas pesquisas comprovaram que o pentecostalismo foi o movimento religioso cristão que mais cresceu no século XX.  Atualmente, as estimativas, internas e externas indicam que somente as Assembleias de Deus (as maiores igrejas pentecostais no mundo e no Brasil) estão presentes em mais de 160 países do mundo, com 70 milhões de membros, conforme dados da Aliança Mundial Pentecostal. 

Azusa Street e as “muitas Jerusaléns”

O movimento da Azusa Street, ocorrido em 1906 na cidade de Los Angeles, liderado por Wiliam Seymour (1870-1922), se tornou o marco inicial dos pentecostalismos modernos. Como disse Anderson (2019), lá foi apenas uma das “Jerusaléns”, pois antes e simultâneo a ela, o fenômeno aconteceu em muitos outros lugares. 

Em 1900 em Topeka (EUA), em 1904 em Gales (Inglaterra), em 1905 e em 1906, simultaneamente, na Coreia, Hong Kong e Chile. Mesmo antes da “Missão da Fé Apostólica”, na Azusa Street, nos EUA, já existia a Igreja de Deus (1886), Igreja do Nazareno (1895), Igreja Pentecostal Holliness (1899) e, em 1895, nasceu a Associação de Igrejas Pentecostais (Synan, 2009).

No Chile, por exemplo, o avivamento pentecostal em 1906 se deu dentro do metodismo liderado por um pastor norte-americano, W. Hoover (1858-1935), que conheceu a doutrina através da indiana Pandita Ramabai (1858-1922). Definitivamente, o pentecostalismo sempre foi um movimento transnacional. 

Gedeon Freire Alencar é mestre e doutor em Ciências da Religião e professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Para ler sobre o tema

ALENCAR,  Gedeon Freire.– Matriz Pentecostal Brasileira. Assembleias de Deus – 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos Editora, 2013. 

ALENCAR, Gedeon. Ecumenismos & Pentecostalismos: a relação entre o pescoço e a guilhotina? São Paulo: Recriar Editora, 2018. 

ALENCAR, Gedeon Freire. Reforma Protestante e Pentecostalismos no Brasil: Agora são outros 500?. In LIMA 2017. 

CAMPOS, Bernardo. El Principio Pentecostalidad. La unidade em el Espiritu, fundamento de la paz. Salem Oregón: Kerigma Publicaciones, 2016. 

CARRANZA, Brenda – Renovação Carismática Católica. Origens, mudanças e tendencias, Aparecida, Ed. Santuário, 2000. 

CORREA, Marina – Assembleias de Deus. Ministérios, carisma e exercício do poder, São Paulo, Ed. Recriar, 2018.  

FEBVRE, Lucien. Martinho Lutero, um destino, São Paulo:  Tres Estrelas, 2012.

FRESTON, Paul – Protestantes e Politica no Brasil: da Constituinte ao Impeachment. Tese de doutorado, Unicamp, 1993. 

HERVIEU-LÉGER, Danièle. O Peregrino e o convertido. A religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Cia das Letras, 1987. 

HOLLENWEGER, W. El pentecostalismo – história y doctrinas. Buenos Aires: La Aurora 1976.

LÉONARD, Emile-G. O iluminismo num protestantismo de constituição recente. São Bernardo do Campo: IMES, 1963.  

LIMA, Daniel B; ALENCAR, Gedeon Freire; COREA, Marina Santos (orgs.) Reforma Protestante e Pentecostalismo: Convergências e Divergências. Manaus: Ed Unida/FBN, 2017. 

MARCENEIRO, Marcial. Na unidade do Espírito Santo: observações sobre o diálogo internacional católico-pentecostal. In OLIVEIRA, 2015. [COMPLETAR A REFERÊNCIA]

MESQUIATI, David; TERRA, Kenner. Experiência e Hermenêutica Pentecostal. Reflexões e propostas para uma identidade teológica, Rio de Janeiro: CPAD, 2018. 

MOREIRA, Alberto da Silva; TROMBETTA, Pino Luca. Pentecostalismo Globalizado. Goiânia: PUC-GO, 2015. 

OLIVEIRA, David Mesquiati (org.). Pentecostalismos e Unidade. São Paulo: Fonte Editorial/FPLC/GCF, 2015.   

PIERUCCI, Antonio Flavio. Religião como solvente – uma aula. Novos Estudos, n. 75, julho de 2006.

SYNAN, Vinson O século do Espírito Santo. 100 anos do Avivamento Pentecostal e Carismático. São Paulo: Vida, 2009. 

VALERIO, Samuel Pereira. Pentecostalismo de Migração: terceira entrada do pentecostalismo no Brasil. Dissertação de Mestrado em Ciência da Religião, PUC-SP, 2013. 

MESQUITA, Cláudia. Santa Cruz : o mundo preenchido. Revista SEXTA FEIRA Nº 8 – PERIFERIA. Disponível em: http://www.usp.br/revistasexta/files/n8-web_1.pdf

SITES 

– Aliança Mundial das Assembleias de Deus http://worldagfellowship.org/

– Aliança Mundial para Educação Teológica Pentecostal http://wapte.org/

– Biblioteca Digital Mundial de Teologia e Ecumenismo http://www.globethics.net/gtl

– Centro Ecuménico Missioneiras da La Unidade (Madri) http://centroecumenico.org 

– Centro para Estudos do Cristianismo Global https://www.gordonconwell.edu/center-for-global-christianity/

– Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal  http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/sub-index/index_pentecostals.htm

– Comissões da Curia Romana dos Diálogos Religiosos http://www.vatican.va/roman_curia/ponitifical_councils/chrstuni/index.htm 

– Conferência Mundial das Associações de Instituições Teológicas http://wocati.org/

– Conferência Mundial Pentecostal http://www.pentecostalworldfellowship.org/

– Conselho Mundial de Igrejas –  http://www.oikoumene.org/en

– Consulta Pentecostal Carismático Teológica Internacional http://www.pctii.org/

– Flower Pentecostal Heritage Center – https://ifphc.org 

– Fórum Cristão Global – http://www.globalchristianforum.org/  

– Fórum Pentecostal Latino Americano http://www.pentecostalworldfellowship.org

– Fraternidade Mundial das Assembleias de Deus http://worldagfellowship.org/ 

– Fundação Pneuma – http://www.pneumafoundation.org

– Manchester Wesley Research Center – http://www.mwrc.ac.uk/

– Pew Research Center – http://www.pewresearch.org/

– Rede Latinoamericana de Estudos do Pentecostalismo – RELEP www.relep.org.br 

– Sociedade de Estudos Pentecostais – http://www.sps-usa.org

– Revista Pneuma – http://pneumareview.com listagem de artigos da Pneuma abaixo 

http://storage.cloversites.com/societyforpentecostalstudies/documents/article_index.pdf

Para assistir

Filme: Santo Forte (1999). Direção: Eduardo Coutinho. Lançamento: 19 de novembro. Gênero: Documentário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bf9-GiJfwog

Filme: Híbridos (2017). Um projeto de  Priscilla Telmon & Vincent Moonproduzido por Petites Planètes. Gênero: Documentário. https://hibridos.cc/po/themovie/

Filme: “Santa Cruz” (2000). Direção: João Moreira Salles. Gênero: Documentário. https://www.youtube.com/watch?v=d-PjHpahJzY